Merluza
Atualizado em 27/07/2018

merluza ou pescada em português europeu (do latim Merluccius, lúcio do mar, devido à sua semelhança com este peixe carnívoro de água doce) é o nome comum de vários peixes marinhos, da ordem dos gadiformes, que vivem em ambos os lados do Atlântico, no Mediterrâneo e no Pacífico. A cabeça é tão grande quanto a boca e a merluza possui dentes muito afiados. Seu corpo é alongado e é coberto por pequenas escamas.

Durante o dia, as merluzas permanecem em uma profundidade maior, retornando a superfície durante a noite para obterem seu alimento. Sua alimentação é composta de basicamente plânctoncefalópodescrustáceos e peixes menores. Existem registros que levam a acreditar que as merluzas possuem atos canibais. Muito cobiçado pela indústria pesqueira, apresenta uma carne saborosa e é um peixe bastante apreciado por seu filé saboroso e de sabor suave, principalmente acompanhado de alcaparras. Sua reprodução ocorre entre o final do inverno e a primavera.

No Brasil, o filé de peixe Merluza, proveniente da Argentina, está perdendo mercado para o filé de peixe Polaca do Alasca, importado da China e pescado na costa americana, pela semelhança e preço mais atraente aos consumidores.