PEIXE TRILHA
Atualizado em 28/08/2018

Ingredientes para 2 porções:
6 a 8 peixes – cerca de 250 a 300 gramas por pessoa depois de limpos, sem a cabeça, a espinha central e as barbatanas.
1 dente de alho
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Farinha de mandioca fina e crua para empanar
Óleo para fritar
Limão cortado em rodelas para acompanhar
Molho de pimenta para acompanhar
Modo de fazer:
Limpe os peixes, com uma faca afiada separe a cabeça e descarte, abra-os ao meio de modo a permitir a retirada da espinha central, com uma tesoura corte as duas barbatanas dorsais e retire as laterais próximas a cabeça, elas são duras e podem atrapalhar na hora de comer; lave bem e escorra.
Amasse o dente de alho, salgue os peixes a gosto, passe o alho amassado pelo lado interno e tempere com a pimenta do reino. Deixe descansar coberto, na geladeira, por cerca de 15 minutos.
Em uma frigideira adequada aqueça o óleo em fogo de médio para alto, enquanto isso empane os peixes na farinha de mandioca e frite-os em seguida até que adquiram uma tonalidade dourada, puxando para o marrom.
No ponto certo a pele dos peixes ainda preservará a cor avermelhada característica. Deixe escorrer sobre papel toalha e sirva ainda quente acompanhado do limão e do molho de pimenta, outra boa opção é polvilha-los com folhas de coentro bem picadas.
Cuide do fogo para não queimar os peixes, cada vez que colocar ou virar aumente o fogo, reduzindo assim que o impacto da temperatura menor dos peixes for absorvido pelo óleo. Prefiro utilizar duas espátulas para manusear os peixes, o uso de pinça aumenta a possibilidade de quebra-los enquanto estão moles, no início da fritura.
Creio que esta receita serve para todos os peixes pequenos e para fritar peixes maiores em postas com a pele.