Traíra
Atualizado em 04/09/2018

A traíra comum é, certamente, o peixe predador mais disseminado nas águas interiores do Brasil. É de escamas, corpo cilíndrico, boca grande e dentes caninos bem afiados. A cor fica entre o marrom ou a preta manchada de cinza. A traíra pode atingir 60 centímetros e pesar até cinco quilos.

Esse peixe é mais ativo durante o Verão e uma dica para atrai-lo é a provocação. Iscas barulhentas de superfície são as melhores. Mesmo com iscas naturais de pedaços de peixe, o pescador costuma bater a ponta da vara ou a prória isca na água para provocar o ataque.

O equipamento para a pesca de traíra é peso médio, cerca de 16 a 20 libras. Existe ainda a pesca tradicional em brejos, quando o pescador usa o chamado “varejão” (uma grande vara de bambu) e também bate a ponta na água antes de arremessar a isca.

Importante é ter um alicate de contenção para lidar com esse peixe, já que qualquer descuido pode resultar numa mordida, mesmo quando imobilizado. Talvez por essa razão tenha surgido o termo “trairagem”.